Gosto muito de assistir filmes baseados na vida de pintores famosos.
Já assisti o filme sobre Modigliani, Kandinsky, o filme baseado na famosa tela “A Moça do Brinco de Pérola” de Vermeer e como ainda não tinha visto nenhum sobre Picasso, pedi para o meu filho procurar um, e ele alugou este:
Mistery of Picasso
É classificado como documentário e foi filmado pelo amigo e famoso cineasta francês, Henry-Georges Clouzot que sempre quis registrar o processo criativo do gênio (Não sei se é realmente possível registrar isto).
Foi feito em 1955 e de uma maneira muito interessante, onde Pablo Picasso criou rapidamente incríveis desenhos usando tinta e papel especial e Clouzot foi filmando do lado inverso da tela capturando a imagem de sua criação em tempo real.
Quando o artista decidiu pintar com óleo, Clouzot mudou a cor do filme e usou a técnica de animação em stop-motion.
Aparece a tela e a pintura se formando e em alguns momentos a conversa entre artista e diretor, vamos acompanhando do primeiro traço até a transformação total do que parecia a princípio.
Para este projeto o acordo foi que, depois de terminada a filmagem, todas as obras seriam destruídas (só de pensar em vinte telas de Picasso jogadas fora, dá até um arrepio).
Em 1984, o governo francês declarou este documentário um tesouro nacional.
Indispensável para quem quer aprofundar o conhecimento sobre o trabalho do mestre, mas é preciso um pouco de paciência e escolher um momento de disposição para assistir.
O meu conselho de amiga: Não assistam se estiverem com sono ou então assistam se estiverem com insônia: os traços, a música, a repetição é um santo remédio!
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=gHlTvE-AI3Q&NR=1]
Pingback: Tweets that mention Os Mistérios de Picasso « Arte+ -- Topsy.com