Monthly Archives: November 2012

Happy Thanksgiving!!

Esta é a primeira vez que passo Thanksgiving em Nova York, então, como cá estou, procurei saber um pouco mais sobre o dia, já que para muitas famílias americanas é um feriado mais importante do que o Natal, as pessoas viajam e querem estar juntas nesta época de ação de graças.

Celebrado inicialmente como agradecimento à Deus pelas boas colheitas no final do outono, foi institucionalizado feriado nacional nos Estados Unidos, na quarta quinta feira do mês de novembro. Como toda comemoração que se preza, a comida é farta e tradicionalmente tem peru à mesa, com torta de abóbora e outras variações.

O interessante é que neste dia, não tem troca de presentes, nenhum apelo comercial(isto fica para o dia seguinte, Black Friday, com descontos loucos e abrindo a temporada de compras para o Natal), na data o que interessa é ficar perto das pessoas queridas.

Neste dia tem o Macy’s Parade, tradicional evento com muitos balões e artistas participando. A maioria das lojas fica fechada até a meia-noite, quando abre para o Black Friday e muitos restaurantes também fecham as portas, convém não fazer planos sem consultar os locais antes.

20121122-170309.jpg
Os vagões do metro, todos decorados anunciando a Macy’s Parade.

20121122-171820.jpg
Olhem a estação Grand Central ontem no final da tarde, movimento mais intenso que o normal.

20121122-172115.jpg
E o peru, que deu o apelido “Turkey day” ao dia da Ação de Graças”.

Leave a Comment

Filed under Nova York

“Onde a Coruja Dorme”

É muito interessante este documentário sobre Bezerra da Silva, sobre o samba que vem do morro, a música de quem vive o que escreve.
Bezerra nasceu em Recife e foi para o Rio de Janeiro atrás de seu pai. Viveu no morro e ali encontrou o seu papel, ele é chamado “a voz do morro”.
Planet Hemp, O Rappa, Barão Vermelho, entre outros gravaram suas músicas.
Quem não conhece: ” vou apertar, mas não vou acender agora, se segura malandro fazer a cabeça tem hora”. As músicas falavam do morro, dos problemas sociais, da malandragem, verdadeiras crônicas da vida real.

“Eu vou onde a coruja dorme”. É assim que o cantor e compositor Bezerra da Silva define seu processo de trabalho. Desde o início de sua carreira “o homem do gravador”, como ficou conhecido, percorria morros e todos os cantos da Baixada Fluminense, gravando sambas dos jovens e desconhecidos pagodeiros locais. Com um nível de renda muito baixo, esses compositores retratam uma dura realidade vivida por muitos cariocas e desconhecida por tantos outros.

A grande maioria das pessoas que ouve Bezerra, não sabe que seus sambas pertencem a esses desconhecidos compositores, moradores de diversos morros e favelas do Grande Rio e da Baixada, o “quartel general do samba”.
(texto retirado do site, vale a pena entrar lá, ler os textos, assistir os vîdeos)

Onde a Coruja Dorme

trailler

A estréia de Onde a Coruja Dorme foi no dia 02 de novembro de 2012. Confira abaixo as salas de exibição.

Rio de Janeiro:
* Espaço Itaú de Cinema – Praia de Botafogo – 02/11 às 18h – SALA 4
* Cine Joia – 02/11
* Cine Santa Tereza – 02/11 a 08/11 às 19hs + Sessões Especiais dia 03 e 04 às 23hs (com sorteios de kits promocionais)
* Cinema Candido Mendes – 02/11
* Instituto Moreira Sales – 21/11

Salvador:
* Sala de Arte Cine XIV – 02/11
* Espaço Itau Glauber Rocha – 16/11

São Paulo:
* Espaço Itau Frei Caneca – 02/11

Belo Horizonte
* Cinema 104 – 02/11
* Cine Liberdade – Mostra de Cinema Latino Americano 23/11 às 21h30 e no domingo, 25/11 às 17h30

Brasília
* Espaço Unibanco Brasilia – 02/11

20121106-235428.jpg

Leave a Comment

Filed under cinema

Em que ponto da blogosfera será que vou te conhecer?

Hoje fui ao encontro dos leitores do Consuelo blog e fiquei pensando o que venho pensando faz tempo… Que incrível isto!! Conhecer pessoas em blogs, sites e nos tornarmos amigos?! Lógico que sabemos que tem o outro lado, o perigo, o desconhecido, mas aonde não tem? E hoje quero falar sobre o prazer destes encontros e não sobre enganos que podem acontecer…

Pessoas de outras cidades, estados e até países, que de outro modo não chegariam ao nosso pequeno círculo e que passam a fazer parte diária de nossas vidas!
Famosos e anônimos trocando idéias e experiências entre risos e sorrisos, marcando encontros…

Tenho conhecido pessoas adoráveis, interessantes, cultas, divertidas, preciosidades.
Eymard e Lourdes, frequentadores assíduos do Conexão Paris: nos conhecemos em Nova York (nenhuma foto pra registrar o momento, falha nossa né Eymard?). Liliane Ferrari, minha professora de blog, uma das mulheres mais influentes da internet, com quem fui descobrindo este mundo… a Tania Menai, jornalista talentosíssima e hoje uma querida amiga diretamente de New York, o Silvino do Canal Londres, que conhecemos através do twitter, ele fez uma matéria sobre nossa expo em Londres), pessoa antenadíssima e que sempre acompanho. Isto sem contar muitos dos artistas plásticos com quem trabalho e que conheci primeiro aqui neste mundo virtual, através de emails, sites, blogs, estão aí Rita Biagi, Adri Volpi, Inês Vitória, Léia Puton e muitos outros queridos.

E o que falar da Consuelo? Gentil, atenciosa, educada, espontânea, uma menina com muitas qualidades! E seus leitores então? Jairene, Rita, Luciene, Isa e Andrea de Curitiba, o Estevão(que hoje não vi por lá). Só gente elegante!

E ainda tem os que não conheço pessoalmente e que me relaciono através de posts, mensagens, emails, e os que ainda vou conhecer em algum ponto deste universo virtual. Acho que talvez não dê pra encontrar todos, em carne e osso, nesta curta vida que temos, mas tenho procurado curtir e compartilhar estes momentos.
Afinal, dizem que em tempos de facebook, somos o que compartilhamos.
Será?

20121106-011312.jpg

19 Comments

Filed under pessoas que fazem a diferença