Jeff Koons – Isto é Arte?

20141026-011733.jpg
Visitei a primeira retrospectiva do artista Jeff Koons no último dia de exposição (19 de outubro de 2014), no Whitney Museum em New York. Com esta mostra, o museu encerra suas atividades neste prédio(que passa a ser do Metropolitan Museum) e está de mudança para o Meatpacking District. Abre as novas portas em 2015.

Fui acompanhando todo o percurso com um audio guia e escutando o próprio JK falar sobre sua obras, além de críticos e curadores. Muito do que ouvi e vi foi novidade pra mim.

Por exemplo: saber que esta escultura do casal com os cachorrinhos foi um caso levado aos tribunais, onde se discutia o direito de Jeff Koons usar a foto produzida por outro artista. JK transformou a cena captada pela foto e com algumas modificações fez a escultura.
Jeff Koons perdeu o processo.

20141025-224951.jpg

Jeff Koons é um artista polêmico, sempre foi.
É também o artista vivo, que com a obra Balloon Dog (laranja) alcançou o maior valor em um leilão.Foi comprada no ano passado por US$ 58,4milhões.

20141026-002052.jpg
A exposição foi montada em quatro andares e em ordem cronológica.

Trabalhos bem ousados, em poses sexuais dele e da conhecida atriz pornô italiana Cicciolina, nus, fazem parte. Made in heaven. Koons contratou Cicciolina para as fotos, mas, segundo ele, se apaixonaram e acabaram casando, com ela teve um filho.

20141026-132613.jpg
Hoje, ele é casado com uma artista que trabalhava em seu atelier e tem seis filhos.

A qualidade técnica de suas obras é indiscutível.
Uma de suas esculturas mais recentes foi baseada em massinha de modelar. Gigante, 3,30M, foi preciso que tirassem a porta da frente do museu para que ela pudesse entrar. Segundo o artista, tudo começou, em 1990, quando seu filho o chamou para mostrar orgulhoso, a torre feita com as massinhas. JK achou perfeita e disse: É isto que quero fazer. Demorou 20 anos para terminar. A obra que já estava comprada por um colecionador, que esperava pra ver o resultado, foi finalizada em aluminio e tinta.

20141026-002215.jpg
Play-doh 1994-2014

A ilusão, o reflexo, o sexo, a reprodução de personalidades, como Michael Jackson e o macaco, aspirador de pó em vitrines, bolas de basquete, torradeira, o famoso Balloon Dog.
Materiais diferentes para objetos comuns do cotidiano.

20141026-000822.jpg

Ao olharmos para as obras de Jeff Koons e falarmos sobre arte contemporânea, voltamos ao ponto onde o que importa é a ideia, o discurso teórico. Não é necessariamente preciso saber fazer, pintar, esculpir, não tem problema se outro produzir. O que importa é o que idealizamos.
Koons tem um exercito de assistentes. Dizem que mantém entre 90 e 120 assistentes em seu studio no Chelsea.

Em toda a exposição, acredito que muitas pessoas pensaram:
E isto é arte?

Para quem não teve oportunidade de ver em New York, a exposição segue para o Centro Pompidou, em Paris e depois para o Guggenheim em Bilbao.
#ficaadica


Coisas que você talvez não saiba sobre Jeff Koons, clique aqui:

1 Comment

Filed under Exposições, Nova York

One Response to Jeff Koons – Isto é Arte?

  1. eliara bevilacqua

    adorei essa matéria, artista muito instigante, legítimo representante da arte contemporânea!! grande beijo

Comente!