Você sabe como pendurar seus quadros?

20140316-113421.jpg

Muitas pessoas me perguntam como é a maneira certa de colocar os quadros na parede.
Não tem regras rígidas e a criatividade manda, mas algumas dicas ajudam a deixar a composição mais harmoniosa quando são vários na mesma parede ou deixar na altura mais adequada quando temos só um.

Vale lembrar o que é o mais importante de tudo.
O quadro não precisa combinar com a decoração. Não precisa combinar com o tapete, o sofá e nem com a cortina. Claro que buscamos harmonia, e podemos escolher algumas cores do ambiente a partir de uma obra importante, mas nunca a decoração deve determinar a compra de uma quadro, ou escultura ok?

Lembre-se que você pode mudar todos estes itens, mas que suas obras de arte te acompanharão.

Dicas, que concordo, de alguns arquitetos:

Se for colocar em um canto, com um móvel, criando um pequeno ambiente:
Nesses casos, uma dica bastante prática para não errar é pendurar o quadro a 1,40 m do chão para evitar batidas, mantendo o alinhamento com o móvel, de forma centralizada. Dica de Bia Pupo”

Antes de pegar furadeira, pregos ou fitas adesivas dupla face, faça uma simulação. “Peça para que alguém segure os quadros na parede ou faça um desenho a lápis para ter uma noção de onde fica melhor”, recomenda Pammela. Recortar jornal no mesmo tamanho do quadro e pendurá-lo na parede para fazer a demarcação também é outra dica para descobrir o lugar certo de pendurar a obra.

20140316-105919.jpg

Quanto à altura, a arquiteta Letícia Ruivo compartilha uma dica que recebeu de quem entende o assunto. “Uma marchand de arte me contou essa regra: a tela tem que estar em linha reta com seu olho.”

20140316-110202.jpg

Quem quer usar mais de um quadro para decorar a parede pode lançar mão de algumas regrinhas. “Quando são quadros iguais é interessante pendurá-los em alturas diferentes, para quebrar o ritmo”, diz Pammela Menezes. Mas sempre elegendo uma base para mater o alinhamento – seja superior, inferior ou lateral, no caso de quadros posicionados verticalmente.

20140316-112329.jpg

20140316-112604.jpg

20140316-112821.jpg
A moldura pode combinar com o ambiente ou a tela.
Uma tela antiga pode ficar ousada com uma moldura mais moderna, assim como uma foto pode ficar muito interessante com uma moldura antiga, sendo o destaque do ambiente.

20140316-112921.jpg

20140316-113631.jpg

20140316-113649.jpg

20140316-113744.jpg

20140316-114508.jpg

20140316-115027.jpg
Então, mãos a obra! Agora é a hora de deixar sua casa linda e seus quadros à vista para que possam ser valorizados!

9 Comments

Filed under Acessórios com Arte, Arte, Eu li., Exposições, Objetos com Arte

9 Responses to Você sabe como pendurar seus quadros?

  1. Dicas valiosas!!!! Seria bom que todos os decoradores pudessem dar uma olhada nelas antes de sair forçando a compra do quadro que combina com o sofá!!!! Obrigada Tânia!!!!

    • Tânia, concordo totalmente com você! Uma vez uma cliente me chamou para ver as 25 obras que o decorador deixou no seu apartamento recém decorado. Ela me perguntou se eu não achei demais?! Telas, esculturas, objetos, vamos comprando durante uma vida, pelo menos eu sinto assim.
      Beijos e obrigada!!

  2. eliara bevilacqua

    muito precioso este seu post, querida Tânia!! são de grande valia as dicas dos profissionais!! parabéns mais uma vez pela escolha do assunto!! beijos

  3. Parabéns, querida Tânia, pelas preciosas dicas! É tão comum a gente ver decoradores e arquitetos “indicando” obras de arte que combinem com as cores ou a época dos móveis do ambiente a que se destina!… Uma verdadeira insanidade! E tem artistas plásticos ” sem muito foco” em sua arte, que para ganhar dinheiro fácil, passam a pintar obras para decoradores e arquitetos sob encomenda!!!…Aqui a gente vê o assunto bem delineado, com exemplos e imagens elucidativas!… Excelente!… Grande abraço, amiga !…

    • Oi querida Inês,
      Queria muito que as pessoas percebessem que as obras de arte são nossas companheiras pra vida toda.
      Beijos e super obrigada por compartilhar sua opinião!

  4. Eymard

    Muito boas suas dicas. Recortar papel e colocar no lugar, achei genial para pessoas, como eu, com dificuldade em visualizar apenas na imaginação.

  5. Madá

    Super útil Tânia ! Queria ter mais paredes para receber as novas telas sem desprezar as antigas

    • Oi Madá,
      Eu também!!
      E as casas e apartamentos de hoje, que são todos envidraçados?!
      Vou precisar criar paredes entre ambientes para este pessoal poder comprar mais quadros!!
      Beijos querida e obrigada

Comente!