“A Cerâmica de Nelise Ometto”

Hoje, dia 17 de abril, é o lançamento do livro “A Cerâmica de Nelise Ometto” de autoria de Enock Sacramento sobre o trabalho da artista plástica Nelise Ometto.
Acontece na Galeria de Arte Joh Mabe com a exposição que tem o título “Árvore é Não Árvore” e curadoria de Fernando Flexa.
A belíssima obra abaixo, “Gloriosa”, é a capa do livro e convite.

NELISE OMETTO LANÇA LIVRO DURANTE EXPOSIÇÃO

Será lançado no próximo dia 17, terça feira, das 19 às 23 horas, no Joh Mabe Espaço Arte & Cultura, à Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 4225, São Paulo, durante exposição individual de cerâmicas o livro A Cerâmica de Nelise Ometto, de autoria de Enock Sacramento, com patrocínio do Grupo São Martinho e apoio institucional do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.

A Cerâmica de Nelise Ometto tem 120 páginas e está dividido em sete capítulos: Período de Formação, No Ateliê Usina, No Ateliê da Rua Laboriosa, A pintura e a Cerâmica, Esculturas Cerâmicas, Sobre Nelise e Cronologia. O capítulo Sobre Nelise engloba três textos sobre a artista assinados por Megumi Yuasa, seu mestre, Jacob Klintowitz e Fernando de Abreu Ribeiro Filho. O primeiro é inédito e os dois últimos datam de 2007. O livro Inclui ainda alguns textos curtos da artista, à guiza de depoimentos.

A exposição, intitulada Árvores não-árvores tem curadoria de Fernando Flexa , que também responde pela direção de arte do livro. Reúne, no térreo da galeria, cerâmicas recentes de autoria de Nelise Ometto, referenciadas na árvore; no andar superior serão expostas técnicas mistas sobre tela, realizados com utilização de pintura e cerâmica. A mostra ficará aberta até o dia 30 de Marco, de segunda a sexta das 10 às 19 horas e aos Sábados, das 10 às 13 horas.

NELISE OMETTO

Nelise Ometto nasceu em Curitiba, mudando-se muito cedo para Ribeirão Preto. Passou a infância e a adolescência em Ribeirão Preto, mudando-se, em 1961, para Limeira e, no fim dos anos 70 para São Paulo. Em 1980, inicia seus estudos de cerâmica com Megumi Yuasa, permanecendo no ateliê do mestre por 6 anos. Em 1983, instala ateliê em Iracemápolis, a 70 quilômetros de São Paulo e começa a expor sua obra no ano seguinte. A partir de então, participa de numerosas exposições coletivas no Brasil e no exterior e realiza duas exposições individuais, uma no Espaço Cultural Yázigi (1990) e outra no Museu Brasileiro de Escultura (2007), ambas em São Paulo.

“Acredito que o ato de abrir o forno, após a queima de uma peça única de cerâmica, sempre gera uma emoção, combinada com a expectativa e a ansiedade em descobrir como será o resultado final de todo um processo, que se iniciou a partir de um simples bloco de argila”, afirma a artista. E continua: “E esta emoção tem sido assim, desde a queima da minha primeira peça, um singelo vaso que batizei de Vestido de Bailarina. Aqui se inicia uma vida apaixonada por argilas, esmaltes e pelo calor de um forno de alta temperatura. O ceramista, com certeza, domina todo o processo, mas a última palavra sempre será a do fogo”, conclui.

O AUTOR

“A Cerâmica de Nelise Ometto” é o 27º livro de autoria de Enock Sacramento, que é membro das Associações Paulista, Brasileira e Internacional de Críticos de Arte. Participou de mais de 150 júris de salões de arte, curou mais de 100 exposições no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, prefaciou cerca de 250 catálogos de exposições e publicou no ano passado cinco outros livros: “A arte de Ramon Cáceres”, “Chico Niedzielski”, “A Escultura de Margarita Farré”, “Arte Contemporânea” e “Arte Brasileira na Coleção Bettiol”. Em função de sua atuação como crítico e curador de arte, recebeu, em 2004, o Prêmio Gonzaga Duque, da ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte, por atividades desenvolvidas no ano anterior e, em decorrência de sua trajetória como critico, recebeu, também da ABCA, em maio de 2011, o Prêmio Mário de Andrade.

ARVORE NÃO ÁRVORE

Para o curador da exposição, Fernando Flexa, “a ceramista Nelise Ometto, em sua nova exposição, apresenta em seu universo lúdico, um conjunto de árvores misteriosas em suas formas, maravilhosas em suas folhagens e instigantes em suas proporções únicas, ora alongadas como se habitassem paisagens imaginadas por Giacometti, ora reduzidas em proporções diminutas, como se a Ilha de Lilliput fizesse divisa com a rua onde habitamos. Estas árvores não árvores moldadas pela ceramista, se agrupam em florestas únicas, que desenham linhas no horizonte, formam pequenos recantos e criam microuniversos para reinventar uma paisagem de relevos suaves e horizontes longínquos. É assim que o Espaço e Arte Joh Mabe nos apresenta em múltiplas instalações, uma nova geografia e uma nova vegetação, formadas pela argila, cor e poesia de Nelise Ometto.

Segundo Enock Sacramento, autor do livro, as últimas obras de Nelise, produzidas durante a elaboração do livro, se constituem em frutos maduros de sua produção escultórica ceramística. Trata-se de trabalhos referenciados na árvore, tema ao qual ela se dedica há muito anos, mas que agora ganhou uma nova dimensão.

Leave a Comment

Filed under Exposições, São Paulo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *