O Rio São Francisco e Ronaldo Fraga

Como os rios tem encanto!!
O Rio Tejo em Lisboa, o Douro na cidade do Porto, o Sena em Paris, o Hudson em Nova York, o Tâmisa em Londres e o Rio São Francisco.

Ronaldo Fraga navegou pelo Velho Chico como é chamado e com várias instalações, que descobrem as regiões por onde passa o Rio São Francisco,  foi mesclando a sua moda inspirado no assunto que faz parte de seu imaginário desde que era menino. Seu pai viajava e trazia história e estórias, que fizeram com que o rio ficasse dentro de sua alma.

Frases, garrafas, textos, malas, peixes, redes, cordas, tecidos, vestidos,  lendas, luz, sombra, cor…vídeos e a voz de Maria Bethânia fazem parte da exposição.

“A Exposição Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga foi inspirada na pesquisa que o estilista Ronaldo Fraga fez para sua coleção de verão 2009. É uma exposição sobre a cultura popular às margens do Rio São Francisco, interpretada pelo olhar de Ronaldo, é um projeto pioneiro da moda aprovado pela Lei Rouanet. A exposição é composta de 13 ambientes, verdadeiras instalações de arte contemporânea, integralmente produzidas por uma ong e conta com duas participações muitos especiais:

  • a cantora Maria Bethânia declama o poema “Águas e Mágoas do rio São Francisco”, escrito por Carlos Drummond de Andrade em 1977, e a voz de Bethânia ecoa de 16 vestidos que compõem o ambiente “A Voz do Rio”, ou seja, são vestidos musicais nos quais as pessoas podem encostar e ouvir.
  • o ator Wagner Moura produziu e narra um documentário sobre a cidade de Rodelas (BA) onde ele foi criado e que foi inundada para dar lugar à barragem da hidrelétrica de Itaparica. É um dos ambientes mais emocionantes da exposição.”
  • Leia mais no site do projeto clicando aqui.

Esta instalação foi feita com garrafas pet, de longe não deu pra identificar do que era feito e o efeito era lindo!

Este é um post de muitas fotos, não consegui escolher só duas ou três porque a EXPOSIÇÃO Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga é MA-RA-VI-LHO-SA.
Infelizmente fui quase no último dia aqui em São Paulo, gostaria de voltar e olhar tudo mais uma vez.
A Exposição é itinerante, começou por São Paulo e pretende circular por mais de 12 cidades. Fique atento pra não perder quando passar pela sua cidade.

4 Comments

Filed under Arte, Exposições, São Paulo

4 Responses to O Rio São Francisco e Ronaldo Fraga

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *