A força da internet na cultura

Este post não é novidade, vocês já devem ter lido as duas notícias.
Eu que só consegui parar e olhar com mais atenção agora.
Dois momentos importantes pra arte dentro da internet: o primeiro aconteceu no mês de janeiro, com uma feira de arte que disponibilizou visitas on line, a VIP Art Fair, iniciativa pioneira, visando aproximar colecionadores e interessados no mundo inteiro com as 139 galerias que participaram, incluindo as galerias brasileiras Fortes Vilaça, Nara Roesler e Luisa Strina, nomes de peso.
Qualquer um podia ter acesso, bastando se cadastrar, mas este acesso era limitado, para saber mais ou comprar era necessário convite VIP, com custo de 100 dólares nos dois primeiros dias e 20 nos seguintes.
Você pagaria?

E outro grande, grande projeto do Google, (este livre e sem nenhum custo, entrem à vontade) lançado no dia 01 de fevereiro:

Google Art Project.


Com a tecnologia próxima ao Google Street View, aquele onde podemos ver a rua,  a casa, prédio que procuramos, seus vizinhos, redondeza, etc, só que dentro do museu. O projeto não vem pra substituir a visita pessoal, vem acrescentar, permitindo até a vizualização de detalhes que nem olhando a obra de perto conseguimos perceber, as fotos das obras estão em altíssima resolução, 7 bilhões de pixels!!Excelente ferramenta educacional, democratização no acesso e uma iniciativa  gigante Google. Logo teremos outros importantes como o Museu do  Louvre participando.
Acessa, passeia pelas galerias você também!

Olha os Museus que fazem parte:

Gemäldegalerie e Alte Nationalgalerie, de Berlim
MoMa e The Frick Collection, de Nova York
Freer Gallery of Art, de Washington
Museo Reina Sofia e Museo Thyssen, de Madri
Museum Kampa de Praga
The National Gallery de Londres
Palácio de Versailles da França
Rijksmuseum e Museu Van Gogh, de Amsterdã
Galeria Uffizi, de Florença
The State Hermitage Museum da Rússia

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=dxb_fmXENdM]

Leave a Comment

Filed under Arte, Museus, Nova York, Paris

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *