Waste Land com Vik Muniz-Lixo Extraordinário

Hoje fui assistir ao documentário Waste Land aqui em Nova York.
Eu tinha visto a série catadores de lixo de Gramacho na exposição de Vik Muniz no MASP em São Paulo em 2009 e o documentário foi feito no Jardim Gramacho no Rio de Janeiro, maior aterro sanitário do mundo  e mostra como estas obras foram realizadas.

Vik Muniz escolheu alguns catadores de recicláveis que  trabalhavam no Jardim Gramacho separando o que pode ser reciclado numa montanha de lixo. (Impressionante a vida destas pessoas, o perigo a que elas estão expostas todos os dias, a coragem com que elas enfrentam este trabalho para tentar uma vida digna).

Primeiro,  pra cada pessoa escolhida uma cena e o registro fotográfico desta cena, depois esta imagem foi preenchida no chão de um grande galpão com todo o material retirado do  lixo, dentro deste material tudo e mais um pouco do que você imaginar:  sapato, ursinho de pelúcia, tampinha, fita cassete, garrafa, fantasia de carnaval, etc, etc.
Os próprios personagens das fotos, trabalharam no preenchimento e finalizando:  a fotografia de Vik Muniz.

Uma destas obras de arte foi leiloada em Londres e revertida para a Associação.

Cabe aqui a discussão sobre o  poder de transformar, transformar  o lixo em obra de arte, transformar através de uma oportunidade a vida de uma pessoa, de criar  condições melhores pra uma classe de trabalhadores e tudo  partindo de quem tem possibilidade pra isto e por escolha própria.

“Eu era pobre e tudo que eu queria eram coisas materiais, agora estou numa fase em que eu tenho tudo e não quero nada, quero reverter tudo isto de alguma maneira”

Parabéns Vik Muniz  pela forma que você escolheu para reverter o  que a vida tem te dado!

Assista ao trailler para ter uma idéia e não deixe de ver quando passar no Brasil.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ap4TrAOcKNk&feature=related]

1 Comment

Filed under Arte, Nova York, Vik Muniz

One Response to Waste Land com Vik Muniz-Lixo Extraordinário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *